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domingo, 28 de março de 2010

Considerações sobre a redação

Considerações sobre a redação
"Redação é treino e a gente só aprende a escrever, escrevendo".

I. Apresentação visual da redação/estética
* Centralizar o título na primeira linha, sem aspas e sem grifo. Letra maiúscula na letra de todas as palavras, exceto os monossílabos em geral (preposições, pronomes e outros), ou letra maiúscula só na primeira palavra. Exemplo:
O Poder da Palavra
Ou
O poder da palavra
* Pular uma linha entre o título e o texto, para então iniciar a redação (Exceto quando não houver esse espaço – formulários).
* Fazer parágrafo distanciando mais ou menos três centímetros da margem e mantê-los alinhados. (Não ultrapassar a margem e nem deixar de atingi-la).
* Não rasurar, ao errar, faça como o exemplo: erro.
* Apresentar letra legível. A letra de forma é aceita, o que não se aceita é mistura de maiúscula e minúscula.
II. Conteúdo
* Adequação do título ao conteúdo do texto.
* Adequação da mensagem.

Narração: deve haver sequência organizada dos fatos, criatividade, interação de personagens.

Descrição: deve ser baseada na percepção das coisas, características.

Dissertação: defesa de uma tese – de uma ideia – para fazer uma boa dissertação é preciso conhecer o assunto. Deve-se evitar o posicionamento na primeira pessoa do singular (eu), se não conseguir escrever de forma impessoal, o aluno poderá se posicionar utilizando a 1ª pessoa do plural (nós).

III. Linguagem
* Deve ser clara, nítida e precisa.
* Deve se diferenciar da linguagem falada, evitando chavões, vícios e modismos.
* Não é admitido o uso de gírias, nem entre aspas, assim como palavrões e neologismos a não ser quando se tratar de narrativas que representem a fala e o pensamento direto da personagem.
* Deve haver coerência e coesão. Coerência é a relação lógica entre as várias idéias que compõem um texto, enquanto que a coesão é a ligação existente entre as idéias, feita através de conectivos apropriados, como conjunções, pronomes e artigos.
IV. Gramática
* Escrever com concordância frases claras e completas.
* Escrever e acentuar corretamente as palavras.
* Empregar corretamente o travessão e demais sinais de pontuação.
V. Estrutura
* Aceitar-se-á somente construção em prosa (construção em forma de parágrafos), a não ser quando for solicitado.
* No mínimo, 3 parágrafos (introdução – desenvolvimento – conclusão) e no máximo, 6 parágrafos. Observar sempre o número de linhas para não ter o texto zerado.

O texto é analisado de acordo com a Forma (4,0) e o Conteúdo (6,0).

Narração - Vivência - Narrar é contar um ou mais fatos (reais ou fictícios), que aconteceram em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens.

Descrição – cinco sentidos - “Descrever é pintar um quadro com palavras.”
Dissertação – argumentos - Dissertar é argumentar sobre um determinado assunto.

Dica: Não tenha preguiça de reescrever seus textos, nem de começar outro texto.

Professora: Maria Cristina A. Biagio

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