"Redação é treino e a gente só aprende a escrever, escrevendo".
I. Apresentação visual da redação/estética
* Centralizar o título na primeira linha, sem aspas e sem grifo. Letra maiúscula na letra de todas as palavras, exceto os monossílabos em geral (preposições, pronomes e outros), ou letra maiúscula só na primeira palavra. Exemplo:
O Poder da Palavra
Ou
O poder da palavra
* Pular uma linha entre o título e o texto, para então iniciar a redação (Exceto quando não houver esse espaço – formulários).
* Fazer parágrafo distanciando mais ou menos três centímetros da margem e mantê-los alinhados. (Não ultrapassar a margem e nem deixar de atingi-la).
* Não rasurar, ao errar, faça como o exemplo:
* Apresentar letra legível. A letra de forma é aceita, o que não se aceita é mistura de maiúscula e minúscula.
II. Conteúdo
* Adequação do título ao conteúdo do texto.
* Adequação da mensagem.
Narração: deve haver sequência organizada dos fatos, criatividade, interação de personagens.
Descrição: deve ser baseada na percepção das coisas, características.
Dissertação: defesa de uma tese – de uma ideia – para fazer uma boa dissertação é preciso conhecer o assunto. Deve-se evitar o posicionamento na primeira pessoa do singular (eu), se não conseguir escrever de forma impessoal, o aluno poderá se posicionar utilizando a 1ª pessoa do plural (nós).
III. Linguagem
* Deve ser clara, nítida e precisa.
* Deve se diferenciar da linguagem falada, evitando chavões, vícios e modismos.
* Não é admitido o uso de gírias, nem entre aspas, assim como palavrões e neologismos a não ser quando se tratar de narrativas que representem a fala e o pensamento direto da personagem.
* Deve haver coerência e coesão. Coerência é a relação lógica entre as várias ideias que compõem um texto, enquanto que a coesão é a ligação existente entre as ideias, feita através de conectivos apropriados, como conjunções, pronomes e artigos.
IV. Gramática
* Escrever com concordância frases claras e completas.
* Escrever e acentuar corretamente as palavras.
* Empregar corretamente o travessão e demais sinais de pontuação.
V. Estrutura
* Aceitar-se-á somente construção em prosa (construção em forma de parágrafos), a não ser quando for solicitado outro tipo de texto.
* No mínimo, 3 parágrafos (introdução – desenvolvimento – conclusão) e no máximo, 6 parágrafos. Observar sempre o número de linhas para não ter o texto zerado.
Principais Gêneros Textuais Cobrados:
Narração - Narrar é contar um ou mais fatos (reais ou fictícios), que aconteceram em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. A narração está ligada à vivência.
Descrição – “Descrever é pintar um quadro com palavras.” Para uma boa descrição, faz-se necessário utilizar os sentidos.
Dissertação – A Dissertação é a exposição sistêmica, aprofundada e articulada de um determinado tema. É preciso defender uma tese, ou seja, um ponto de vista.
Os temas podem ser objetivos, subjetivos, sociais, filosóficos, entre outros.
Dica: Não tenha preguiça de reescrever seus textos, nem de começar outro texto.
Professora: Maria Cristina A. Biagio
Nenhum comentário:
Postar um comentário