Temas de redação já solicitados nas provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Temas que levam a uma reflexão crítica e a um
obrigatório posicionamento do candidato frente a questões atuais do Brasil e do
mundo.
1998
“Viver e aprender”. |
1999 “Cidadania
e participação social”. |
2000 “Direitos
da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio
nacional?” 2001
“Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os
interesses em conflito?” 2002 “O
direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover
as transformações sociais de que o Brasil necessita?” 2003 “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? ” |
2004 “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?” |
2005 “O
trabalho infantil na sociedade brasileira”. |
2006 “O
poder de transformação da leitura”. |
2007 “O desafio de se conviver com as
diferenças”. |
2008 “Como
preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivos
financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a
fiscalização e aplicar multas a quem desmatar”. |
2009 “O indivíduo frente à ética
nacional”. |
2010 “O trabalho na construção da
dignidade humana”. 2011 “Viver em rede no século XXI: os limites
entre o público e o provado”. 2012 “Movimento
migratório para o Brasil no século XXI”. 2013 “Lei
Seca”. 2014 “Publicidade Infantil”. 2015 “A persistência da violência contra a
mulher na sociedade brasileira”. 2016 “Caminhos para combater a intolerância
religiosa no Brasil 2017 “A formação educacional de surdos no
Brasil”. 2018 “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 2019 “A democratização do acesso ao cinema
no Brasil”. 2020 “ O estigma associado às doenças
mentais na sociedade brasileira”. |
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Professora: Maria Cristina A. Biagio
Blog: crisbiagio.blogspot.com
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Competências Avaliadas |
Total |
1. |
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. |
200 |
2. |
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo-argumentativo. |
200 |
3. |
Selecionar, relacionar, organizar, interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
200 |
4. |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da
argumentação. |
200 |
5. |
Elaborar a proposta de solução para o
problema, mostrando respeito aos valores humanos e considerando
a diversidade sociocultural. |
200 |
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Total |
1000 |
2014 – 250 alunos
2015 – 104 alunos
2016 – 77 alunos
2017 – 53 alunos
2018 - 55 alunos
2019 - 53 alunos
2020 - 28 alunos
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