Redação - De Olho no Vestibular e no ENEM
Texto dissertativo-argumentativo: Tipo
de texto geralmente pedido nos vestibulares. Ao escrevê-lo, o aluno deve tomar posição
diante do tema proposto, fundamentar sua opinião com argumentos consistentes.
Principais Características do Texto
Dissertativo-argumentativo:
1. Não utiliza a primeira pessoa.
2. A linguagem deve ser formal.
3. Apresenta argumentos que buscam sustentar
uma tese (posição que o autor assume diante do tema).
4. Divide-se em introdução, desenvolvimento
e conclusão.
I. INTRODUÇÃO - Apresentação da tese a ser
defendida no texto. Na introdução, o autor define e apresenta o tema a ser
discutido; posiciona-se a respeito dele e prepara o leitor para as ideias a
serem desenvolvidas no corpo do trabalho. (Parágrafo breve – de 4 a 6 linhas
para um texto de, no máximo, 30 linhas).
Tipos de introdução:
A introdução pode começar de diversas
maneiras:
• com uma afirmação;
• com uma enumeração;
• com uma narração;
• com uma comparação;
• com uma citação;
•com uma pergunta (que deverá ser respondida
no decorrer do texto), entre outras.
Obs.: Evitar ideias gerais que não se
relacionem com o texto.
II. DESENVOLVIMENTO - Apresentação dos
argumentos que vão fundamentar a ideia principal, que pode vir especificada
através:
• de pormenores;
• de ilustração;
• de prós e contras;
• de pontos positivos e negativos;
• de dados estatísticos;
• de causas e consequências;
• de pesquisas;
• da interrogação;
• da citação;
• de fatos-exemplo;
• de dados históricos.
(de dois a três parágrafos - para um texto de, no máximo, 30 linhas - é a maior parte do texto).
III.
CONCLUSÃO - Deve ser maior do que a introdução e menor do que o
desenvolvimento - é o fechamento do
texto.
Pontos a considerar:
• retomada da tese proposta na introdução;
• pode-se começar com “portanto”, “assim”,
“logo”... ou entrar diretamente no assunto;
• não deve apresentar novos argumentos;
• deve conter uma solução para um problema
proposto;
• dependendo do tema, deve-se passar uma perspectiva
de futuro.
Obs.: Fazer uma leitura crítica do texto
para perceber possíveis falhas.
Títulos ... Como
fazê-los?
Centralizado – quando não houver um espaço
apropriado para colocá-lo.
O título pode desempenhar
uma função factual e de chamada, ou poética e expressiva.
É factual quando resume as linhas
fundamentais do texto; funciona como sinopse e ponto de partida para a
exposição dos assuntos.
Os conflitos existentes no universo juvenil.
Em sua função poética e expressiva, o título se
integra ao texto,
resumindo-o: Em busca dos sonhos de Ícaro.
resumindo-o: Em busca dos sonhos de Ícaro.
O título pode ser polêmico,
provocativo, irônico...
Polêmico: Poder para quem: pais ou filhos?
Provocativo: Amores, tê-los ou não tê-los?
Irônico: Memórias sentimentais de um vestibulando
reprovado.
Pode aparecer: TODO
EM CAIXA ALTA.
Em caixa alta somente a inicial das palavras
(exceto os monossílabos): O Homem e seus Mistérios
Em caixa alta somente a inicial da primeira
palavra: O homem e seus mistérios
Pontuação no
título:
Em frases nominais não se deve usar ponto
final: Os paradoxos do mundo
contemporâneo
Em frases verbais (orações) deve-se usar
ponto: “Nasce o sol e não dura mais que
um dia”.
(Verso de um poema
de Gregório de Matos Guerra)
Colégio São José -
Professora: Maria Cristina A. Biagio
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